Voltar ao início

Você conhece/utiliza de forma eficiente o módulo financeiro?

Como você já sabe, o ECG GLASS é um sistema dividido em módulos, e cada módulo tem a sua funcionalidade. Além disso, nosso sistema é integrado. Por exemplo, se você possui os módulos de orçamento e financeiro e realiza um orçamento, ao aprová-lo e definir a forma de pagamento, o sistema gerará automaticamente uma operação de contas a receber (se o pagamento for no boleto ou cartão de crédito) ou lançará diretamente no fluxo de caixa (se o pagamento for à vista).

Neste post, iremos falar sobre o módulo financeiro.

O módulo financeiro possui diversas funcionalidades que irão ajudar você a organizar a sua empresa financeiramente, fazer projeções de crescimento, previsões de saldo de caixa, analisar os custos da empresa, analisar as receitas e tomar decisões baseadas em dados concretos do seu dia a dia.

Fluxo de Caixa

O primeiro relatório que vamos falar é sobre o fluxo de caixa. Nele, você consegue fazer a busca por data, colocando uma data inicial e uma data final, além de informar em qual local de caixa/conta será realizada a busca: se no caixa local da empresa, na conta do banco X, na conta do banco Y. Também é possível visualizar na tela ou exportar para Excel. No fluxo, você pode visualizar a data da operação, a origem da operação, a forma de pagamento (boleto, dinheiro, cartão), e se é um crédito ou um débito.

Na mesma tela do fluxo de caixa, é possível visualizar um resumo das operações relacionadas ao período da busca, onde temos o tipo da operação (boleto, cartão, dinheiro ou em carteira) e a forma da operação (crédito ou débito). O fluxo de caixa é o resumo das transações financeiras da empresa.

Contas a Pagar

No relatório de contas a pagar, você tem controle sobre as contas da empresa. É possível definir um período de consulta, selecionar a conta/caixa no qual deseja fazer a consulta (caixa local da empresa ou contas bancárias), e se é na loja matriz ou filial. Você também pode filtrar o tipo da conta (dinheiro, boleto ou cheque) e a classe da conta (água, luz, telefone, combustível, etc.). Além de ter todas essas informações na tela do sistema, você pode gerar um PDF ou baixar o relatório em um arquivo de Excel.

Contas a Receber

O relatório de contas a receber possui os mesmos filtros do relatório de contas a pagar, com a opção adicional de realizar buscas por vendedor para saber todos os valores que a empresa tem para receber que foram originados por cada vendedor.

Resumo Diário de Contas a Pagar e a Receber

No resumo diário de contas a pagar e a receber, você tem, de forma resumida, os valores a pagar, os valores a receber e uma previsão de saldo para cada dia do mês. Esse resumo possibilita que a empresa se planeje para realizar ações de vendas visando o aumento do faturamento diário, além de organizar as contas a pagar ao longo do mês para não sobrecarregar um determinado dia com muitas obrigações. Também permite se organizar para casos onde a previsão de caixa é de saldo zerado ou baixo. Esse resumo possibilita que a empresa faça análises de curto prazo e planeje ações rápidas.

Resumo Mensal de Contas a Pagar e a Receber

O resumo mensal de contas a pagar e a receber permite definir a data inicial e final do período que deseja analisar. Dentro do período estipulado, aparecerão os respectivos meses com os valores a pagar, valores a receber, o saldo entre o que tem a receber menos o que tem a pagar, o valor atual no caixa e a previsão de saldo ao final do mês após a realização das obrigações. Assim como o resumo diário possibilita a organização dentro do mês, o resumo mensal possibilita projeções de longo prazo, análises de investimentos, como compras de maquinários, mudanças de galpões, entre outras.

Análises Financeiras

O sistema possibilita o cadastro de superclasses, classes e subclasses de contas financeiras. As superclasses são os grupos de contas, como custos variáveis, custos fixos, receitas financeiras, despesas financeiras e vendas/receitas. As classes seriam os tipos de contas, como salários, seguros, impostos, contabilidade, fornecedores, e tipos de vendas ou receitas. As subclasses seriam as origens de cada conta. Por exemplo, na classe impostos, você pode ter subclasses como carros, INSS, IPTU, taxa de lixo. Na classe fornecedores, as subclasses podem incluir Fornecedor Ferragens (nome da empresa que fornece ferragens), Fornecedor Vidro (nome da empresa que fornece vidro) e Fornecedor Perfil (nome da empresa que fornece perfis).

Essas classes financeiras são essenciais para que a empresa consiga analisar e separar custos e receitas operacionais de custos e receitas financeiras. Os custos operacionais são os envolvidos na produção e manutenção da empresa no dia a dia. Custos financeiros seriam os juros de um empréstimo. Já uma receita financeira poderia ser dividendos recebidos pela empresa referentes a ações compradas ou rendimentos provenientes de dinheiro aplicado em conta corrente.

Relatório de Desempenho Financeiro

O relatório de desempenho financeiro pode ser visualizado de duas formas: conforme aprovação ou conforme pagamento. O modelo conforme aprovação leva em consideração a data de aprovação do serviço, enquanto o modelo conforme pagamento considera a data em que o pagamento foi realizado. Esse relatório mostra os tipos de conta da empresa (custo fixo ou variável, receita ou despesa financeira) e todas as contas detalhadas por grupo de gasto (fornecedor, salário, vendas). Com esse relatório, a empresa consegue medir o faturamento médio, mensal e anual, além dos custos fixos, variáveis e marginais.

Relatório de Centro de Custo

Outro relatório importante é o relatório de centro de custo, que pode ser por setor da empresa (administrativo, financeiro, estoque, produção) ou por pedido.

No relatório de centro de custo por setor, você consegue fazer a busca por prazo, selecionando a data inicial e final de análise. O relatório apresenta os valores gastos por setor, de forma resumida, mostrando apenas o valor total.

No relatório de centro de custo por pedido, é possível fazer o filtro de busca por cliente, por data, número do pedido, ou nome do vendedor. Além disso, você pode visualizar o custo por pedido, sabendo o quanto foi gasto e também comparando o que foi orçado com o que foi executado. O relatório apresenta a data da aprovação, o valor da venda, os custos monetários e a metragem quadrada do pedido, permitindo o gerenciamento detalhado dos valores envolvidos na produção do pedido.


Esses são alguns dos relatórios disponíveis no módulo financeiro. Se você ainda não é cliente e tem interesse em obter mais informações, entre em contato com nossa equipe comercial.

Se já for cliente, solicite ao financeiro mais detalhes sobre o módulo financeiro.


15/07/2024 09:19

Compartilhe com a galera!

Nenhum comentário neste artigo.